A capacidade de reviver após o drama, adaptar -se aos testes de vida – é isso que chamamos de estabilidade psicológica. Aqui está a história de um conceito que carrega esperança.

“Por favor, pegue seus lugares e prenda seus cintos. Nosso avião entrou na zona de turbulência ”, anuncia a aeromoça e imediatamente se torna perceptível no comportamento dos passageiros. Alguém se transforma pálido e pisca nos apoios de braços, alguém move silenciosamente os lábios: ele ora, ou conversando mentalmente com alguém próximo, o terceiro requer água, comprimidos ou em voz alta com o não profissionalismo da tripulação, e alguém continua a ler o livro não importa como nem o que aconteceu.

Reagimos de maneiras diferentes a outras situações estressantes. E há mais e mais deles. O salário foi adiado, na estrada uma cortiça inesperada, o médico envia para exame, não se sabe se a próxima quarentena será … o que nos ajuda a lidar?

Como uma bola elástica

O conceito de estabilidade psicológica apareceu na psicologia no século XX. E veio da física. Uma bola de borracha jogada no chão por um momento mudará sua forma, mas se recuperará rapidamente: isso é chamado de “deformação elástica”. E o vaso quebrará irrevogavelmente – tem muito menos força, e quase qualquer deformação para que ele deixa de ser elástica.

“O principal indicador da estabilidade do sistema é a capacidade desse sistema de experimentar influências externas sem destruição, isto é, sem uma transição, não apenas em um estado diferente, mas nisso quando o sistema deixa de ser por si só” Explica o Doutor em Ciências Psicológicas Tatyana Rogacheva 1 . – Nesse caso, o oposto da estabilidade é a instabilidade, que se manifesta em comportamento aleatório e imprevisível, mudanças de humor inexplicáveis;Em comportamentos neuróticos, psicóticos e simplesmente perigosos para outros modelos “.

A sustentabilidade pode ser descrita de outra maneira: como a capacidade de trabalhar efetivamente em condições extremas. Essa qualidade também pode ser chamada de confiabilidade profissional, e seu oposto será, portanto, falta de confiabilidade.

Um dos primeiros a prestar atenção ao psicólogo da aviação Fedor Gorbov, que era membro da equipe de especialistas que estavam se preparando para o vôo do primeiro cosmonaut yuri gagarin. Explorando o fenômeno do paroxismo (transtorno temporário repentino) na composição de vôo, ele formulou o conceito de estabilidade neuropsíquica do piloto.

Alguns sujeitos, que mostraram fortes reações emocionais no estudo de influências emocionárias, mas ao mesmo tempo preservaram o desempenho e a capacidade de se concentrar, RAM e outras características e produtividade da atividade, após vários anos foram desqualificadas por comissões médicas devido a doenças neurológicas.

Portanto, a confiabilidade como capacidade de executar tarefas em condições difíceis nem sempre é acompanhada pela capacidade de restaurar.

Propriedade inata?

Parece natural supor que muito depende do sistema nervoso que herdamos de nossos pais. Talvez transferências flegas silenciosas estressam melhor do que uma cólera excitável?

No entanto, especialistas que estudaram atletas com diferentes tipos de sistema nervoso não foram capazes de encontrar correspondência direta entre dados neurológicos e altos resultados.

Portanto, o psicólogo Lev Abolin propôs considerar não tanto a qualidade do sistema nervoso quanto a qualidade da personalidade, incluindo a ansiedade, a motivação para alcançar o sucesso e evitar falhas, qualidades de visão de mundo. Mas ele não foi capaz de estabelecer uma dependência direta.

Após uma série de experimentos, Leo Abolin chegou à conclusão de que nem a idade, nem a antiguidade, nem as características psicológicas tornam possível prever exatamente quem e como se comportará em um momento difícil.

Isso nos lembra que determinar a estabilidade nem sempre é simples. No entanto, o termo se tornou tão popular que o mercado de estabilidade psicológica já apareceu – as instituições de treinamento oferecem técnicas de gerenciamento que ajudarão os coletivos trabalhistas a sobreviver a estágios difíceis (demissão, transfere para outro lugar ou para outra posição) ou seminários para aumentar a estabilidade psicológica apaixonado, pelo qual otimismo e resistência são cultivados.

No entanto, a margem de força não deve ser entendida como uma conquista esportiva, como resultado pessoal.

Como verificar sua estabilidade?

É possível prever como nos comportaremos em uma situação alarmante?

O médico e o cosmobiologista Fedor Cosmolinsky descreve dois métodos que foram usados ​​para determinar a estabilidade dos pilotos.

Exercício 1. Da pose dos joelhos com as mãos cruzadas pelas costas, cair no colchão macio debaixo da cabeça nos travesseiros, sem dobrar o estojo, sem fazer movimentos desnecessários. Antes disso, foi realizado um show prático, demonstrando a segurança e a inovação da queda.

Essa tarefa é difícil de cumprir aqueles que são emocionalmente instáveis, assim como aqueles que têm distúrbios funcionais (por exemplo, no passado houve lesões cerebrais traumáticas, perda de consciência. ).

Tarefa 2. Passe o boom (também conhecido como um projétil esportivo “log”) perto de Metron. Em caso de medo, o batimento cardíaco se torna mais frequente, respirar, mudando a velocidade da caminhada, a coordenação dos movimentos piora. Essas reações se manifestam mais perceptíveis, maior a altura do tronco.

Depois de realizar esses testes, você pode com alta probabilidade de prever quanto será capaz de manter a presença do espírito em um ambiente estressante. No entanto, se você decidir testar a si mesmo, observe a cautela, verifique a segurança das conchas e complique a tarefa gradualmente.

Salvo no acidente

A estabilidade psicológica só pode ser imaginada como tapeçaria, na qual os tópicos são tecidos dia após dia. Além disso, ninguém pode ser estável sozinho.

“A assistência mútua psicológica é de grande importância para a prevenção de trauma mental e aumentar a resistência a influências estressantes e vontade de responder rapidamente a situações de emergência”, enfatiza Tatyana Rogacheva.

Atrás de todas as pessoas psicologicamente estáveis ​​estão outra, que estendeu a mão no momento certo. Uma pessoa com estabilidade psicológica é bastante salva em um naufrágio do que um herói triunfante.

Mas quando desenvolvemos a estabilidade psicológica, isso significa que retornamos ao estado em que estávamos? Após a gripe, o paciente leva sua aparência habitual. Após o drama, choque ou lesão, uma pessoa nunca será a mesma. E não será o que seria se você não tivesse experimentado este teste.

Uma pessoa com uma ferida espiritual começa a viver, pense, amor e gradualmente liberado. Mas em sua alma, assim como traços de feridas, sempre permanecerão em seu cérebro. Esses traços podem fazê -lo continuar a assumir a posição da vítima. Mas eles podem e, pelo contrário, incentivá -lo a mostrar mais tolerância e sabedoria.

“Eu consegui ficar ao volante novamente”

Larisa, 33 anos, lembra como se recuperou após um acidente com um amigo

“Eu estava viajando para uma reunião que prometeu ser desagradável: o cliente que fiz o design da casa brigada com o capataz, tive que resolver o conflito deles. A estrada foi para as montanhas, mas eu dirigi por centenas de vezes, então liderei no piloto automático, mergulhei em meus pensamentos. E de repente o carro me ultrapassou por trás, e um tipo presunçoso me sorriu pela janela, e fiquei com raiva e ofeguei para ultrapassá -lo.

Mas o carro escorregou, abanado, e eu fui levado para o lado da estrada. Pneus carecas, eles deveriam ter sido alterados por muito tempo! Lembrei -me disso e fui com muito cuidado. Mas não naquela hora. Outros carros começaram a parar ali. Eu estava completamente intacto, sem arranhões. Eles me ajudaram a sair, eu não estava nem tarde para uma reunião.

Eu estava com medo apenas do dia seguinte: chegou que, se tudo acontecesse mais a 100 metros, eu não pousaria no lado da estrada, mas em um penhasco. Eu tinha um carro caindo em todos os detalhes, junto comigo dentro. A experiência do meu motorista naquela época foi um ano e meio e pela primeira vez algo aconteceu comigo. Talvez seja por isso que me chocou tão. E eu também sabia que meu avô morreu em um acidente, entregando -se no gelo.

Não havia nada a sonhar em ficar ao volante. Eu fui mutado de um pensamento sobre isso. Recusei todos os pedidos, vendi o carro e saí de férias. Eu pensei que iria espalhar. Mas não ajudou. E era impossível trabalhar sem carro: quem me levaria a objetos? Motorista pessoal não é acessível para mim onde comprar levitra.

Conversei sobre todos os meus amigos da escola – vivemos em diferentes fins do país, mas mantemos contato. Ela logo veio me visitar. Eu levei o carro nas bilheterias. “Você pode simplesmente sentar nas proximidades? Eu não sei nada aqui, mostre para onde ir e tudo “. Eu não conseguia recusar.

Alguns dias depois: “Estou dirigindo o dia todo, bicando meu nariz, vamos liderar um pouco”. A casa já estava por perto e eu concordei. A história repetida, eu disse: “Você está astuto!“Ela não desbloqueou:“ Se eu comecei a convencê -lo, você não acreditaria, e você verá que nada de terrível está acontecendo. Mas prometa -me andar com calma “. E agora, por seis anos, cumpro sua condição: se estou chateado ou com raiva, pegue um táxi ou sentar em casa ”.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.